Microeconomia

26-07-2011 23:35

    II.MICROECONOMIA 

 

 

2.1. PRINCIPAIS REGIMES DE MERCADO 

 

 

       Existem  basicamente  4  estruturas  de mercado,  quais  sejam  : Concorrência  Perfeita  , 

Monopólio , Oligopólio e Concorrência Monopolística. 

 

2.1.1. Concorrência Perfeita 

 

        Um mercado de concorrência perfeita possui as seguintes características : 

 

. Número grande de empresas produtoras e de compradores , agindo de forma independente , 

de tal maneira que nenhum deles tenha condições ou poder suficiente para influir na oferta, na 

demanda e nos preços de equilíbrio;  

 

.  Semelhança  nos  produtos  vendidos  pelas  empresas  produtoras  ,  de  tal  modo  que  o 

consumidor seja indiferente entre adquirir o produto da firma X , Y ou Z ; 

 

. As  empresas  entram  e  saem  do mercado  livremente  , ou  seja, não  existem  impecilhos ou 

barreiras  para  a  entrada  de  novas  firmas  no  mercado  ou  saída  de  firmas  existentes  do 

mercado; 

 

   . Dada a padronização dos produtos e dado o número elevado de vendedores e compradores,  

   o   preço é o elemento essencial na competição pelos clientes. As empresas são tomadoras de  

   preços, ou seja , elas não tem condições de impor preços no mercado. 

 

          Os produtos agrícolas e as feiras de produtos hortigrangeiros são exemplos típícos da  

    concorrência perfeita. 

 

   2.1.2. Monopólio 

 

         O monopólio é um regime de mercado oposto à concorrência perfeita. Suas principais  

   características  são as seguintes : 

 

. Existe apenas uma empresa no mercado, dominando completamente a oferta do setor; 

   

. Não existem produtos substitutos para o produto vendido pelo monopolista , de tal forma que   

  os compradores não possuem outras opções de compra; 

 

. Existem barreiras à entrada ou dificuldades de ingresso de outras empresas no mercado , o que  

 faz com que não haja concorrentes e o monopolista domine  completamente o mercado; 

   11 

. O monopolista tem poder de mercado , ou seja, ele tem capacidade de influir nos preços e no 

 abastecimento do mercado, pois controla a produção ;  

 

. Por dominarem os mercados, os monopólios raramente se utilizam do marketing e a  

 propaganda tem outras finalidades; 

 

.  Os monopólios  surgem  porque  certos  recursos  são  propriedade  de  uma  única  empresa  ou 

porque o governo concede à determinada empresa a exclusividade na produção de certo bem ou 

serviço .  

 

      A  produção  de  diamantes De Beers  na Africa  do  Sul  ,  que  detém  80%  da  produção 

mundial de diamantes, é um exemplo de monopólio de uma empresa privada que tem a maior 

parcela  da  propriedade  de  um  recurso  .  Por  outro  lado,  atividades  ligadas  à  prospecção  de 

petróleo são exemplos de monopólios criados pelo governo, visando o interesse  nacional. 

    Muitas vezes, existe também  o monopólio natural  , ou seja, uma única empresa pode 

oferecer  um  produto  ou  serviço  para  o mercado  inteiro  por  um  custo menor  do  que  duas  ou 

mais  empresas  .  É  o  caso  de  empresas  de  distribuição  de  água,  onde  não  compensa  duas 

empresas investirem em rede de encanamento na cidade inteira. 

 

2.1.3. Oligopólio 

 

     O oligopólio é um caso intermediário de regime de mercado. Suas características mais 

marcantes são: 

 

. Há apenas poucos vendedores, que suprem 80 a 90% do produto; 

 

.  A  empresa  oligopolista  pode  produzir  tanto  produtos  padronizados,  como  é  o  caso  das 

atividades de mineração, como produtos diferenciados, como é o caso dos automóveis; 

 

.  Como  são  poucas  empresas  produtoras,  o  controle  sobre  o  preço  do  produto  é  grande  , 

havendo  possibilidades  de  acordos,  conluios  e  formação de  cartéis,  agindo,  assim  , de  forma 

combinada. Ressalta-se  que  quando  um  cartel  é  formado,  é  como  se  ele passasse  a  agir  com 

todos os poderes de um  monopólio.  

   

     Os mercados de bolas de  tênis e   de automóveis são exemplos de oligopólios. O setor 

de   petróleo  cru  também é  tido como oligopolista, pois poucos países produtores de petróleo 

controlam a oferta mundial do produto. 

 

2.1.4.  Concorrência Monopolística 

 

     É  um  regime  de  mercado  também  intermediário  ,  com  algumas  características  de 

concorrência   e outras de monopólio, como se vê a seguir : 

 

. Existem muitas empresas concorrendo pelos mesmos consumidores;   12 

.  Há  diferenciação  de  produtos,  com  cada  empresa  oferecendo  um  produto  ligeiramente 

diferente dos demais; 

 

. Existe livre entrada e saída no mercado , sem qualquer restrição para as empresas; 

 

. Há certo controle de preço, dependendo da diferenciação do produto. 

 

O  mercado  de  livros,  de  discos,  de  restaurantes  e  barzinhos  são  exemplos  de 

concorrência monopolística.  Um livro é um livro, mas um livro de  Jorge Amado não substitui 

um outro de Paul Krugman. O mesmo acontece com os discos; se o consumidor aprecia música 

clássica,ele não substitui facilmente um disco de Mozart por um disco de Djavan. 

Pode-se  concluir  ,  assim  , que não  existe um  tipo único de mercado,  existem vários. Alguns 

deles  tem  características  mais  próximas  da  concorrência  perfeita,  outros  de  monopólio, 

oligopólio ou concorrência monopolística. 

 

 

2.2.  TEORIA DA DEMANDA E DA OFERTA 

 

 

   A  demanda  e  a  oferta  são  as  principais  forças  do  sistema  de mercado  .  A  demanda  está 

intimamente  ligada  aos  compradores  do  mercado  e  a  oferta  está  fortemente  associada  aos 

vendedores. 

 

2.2.1. Lei da Demanda 

 

       Tudo o mais permanecendo constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade 

demandada  aumenta.  Em  outras  palavras,  preço  e  quantidade  demandada  são  inversamente 

relacionados.   

 

  

 

 

   

 

 

 

  

 Figura 1. Curva de Demanda 

 

 

2.2.2. Bens Normais e Inferiores 

 

        Tudo o mais permanecendo constante, quando a renda aumenta, a quantidade demandada 

do bem normal aumenta. Quando a renda cai, por outro lado, a quantidade demandada do bem 

normal cai. As roupas e sapatos podem ser exemplos de bens normais. 

 

 

 

 

 

 

       Tudo o mais permanecendo constante, quando a  renda aumenta, a quantidade demandada 

cai. Ou,  por  outro  lado,  se  a  renda  cai,  a  quantidade  demandada  aumenta. As  passagens  de 

ônibus são exemplos de bens inferiores. 

 

2.2.3. Bens Substitutos e Complementares 

  

 Bens  substitutos  são  aqueles  em  que  a  elevação  no  preço  de  um  bem  acarreta  uma 

maior demanda pelo outro. Um exemplo é a manteiga e a margarina. Se o preço da manteiga 

aumenta,  a quantidade demandada de manteiga cai e a demanda da margarina  aumenta. 

     Os bens complementares    referem-se a dois bens em que a elevação no preço de um 

deles acarreta uma redução na demanda do outro. Um possível exemplo seria o computador e 

os softwares; se   o preço do computador aumentar, a quantidade demandada de computadores 

cai e a demanda por softwares diminui.  

 

2.2.4.  Fatores que Afetam a Demanda 

 

Existem vários fatores que afetam a demanda, os principais são: 

 

a)  Preço do bem:  se o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada desse bem 

cai.  Ressalta-se  que  variações  no  preço  geram  mudanças  ao  longo  da  curva  de 

demanda; 

b)  Renda: quanto maior a  renda, maior a demanda pelo bem X,pressupondo que esse 

bem é normal; 

c)  Preço do bem substituto: quanto maior o preço de um bem substituto a X, maior a 

demanda  pelo bem X; 

d)  Preço dos bens complementares: quanto maior o preço do bem complementar a X, 

menor a demanda pelo bem X; 

e)  Gostos e preferências: quanto maior a preferência do consumidor pelo bem X, maior 

a demanda por X; 

f)  Expectativas  de  variáveis  econômicas:  se  há  expectativa  de  que  a  inflação  vai 

aumentar,por exemplo,a demanda pelo bem X aumenta. Se, por exemplo , espera-se 

um  aumento  de  renda  para  o  mês  que  vem,  o  consumidor  pode  aumentar  sua  

demanda  agora. 

 

2.2.5.  Demandas Individuais e Demanda de Mercado 

 

A demanda de mercado corresponde ao somatório das demandas individuais. Por 

exemplo,  a  demanda  de mercado  por  chocolate  é  igual  à  soma de  todas  as demandas 

individuais por chocolate. 

Suponha,  por  exemplo,  que  o mercado  de  chocolate  seja  composto  pela  demanda  de 

João  e  Maria  e  que,  à  diferentes  preços  da  barra  de  chocolate(Pc),  as  quantidades 

demandadas deles(Qj e Qm) variem, como a seguir: 

 

 

 

   Pc    Qj     Qm   Dmercado 

____  ____  ____  ______ 

 

  0        10       5        15 

  2         5        3          8 

  4        2,5      2        4,5    

 

 

Nesse exemplo  simples, vê-se   que a demanda de mercado corresponde à demanda de 

Maria mais a demanda de João.  

 

2.2.6.  Lei da Oferta 

 

A lei da oferta diz que quanto maior o preço de um bem , ceteris paribus, maior a  

quantidade ofertada desse bem. 

 

 

 

 

 

 

Figura 2. Curva de Oferta 

 

 

2.2.7.  Fatores que Afetam a Oferta 

 

   Vários são os fatores que afetam a oferta de um bem: 

 

a)  Preço  do  produto:  se  o  preço  do  produto  aumenta,  a  quantidade  ofertada  dele  aumenta. 

Ressalta-se que variações no preço geram mudanças ao longo da curva de oferta. 

b)  Preço dos insumos usados na produção do bem : se o preço de um insumo aumenta, o custo 

de produção do produto aumenta e a oferta cai. Se, por exemplo, o preço das sementes de 

milho aumentam, o agricultor diminui a sua plantação de milho e a oferta de milho cai. 

c)  Tecnologia: os desenvolvimentos  tecnológicos  atuam positivamente na oferta do produto. 

Uma  empresa  copiadora,por  exemplo,  aumenta  substancialmente  sua  oferta  de  xerox 

quando  novas máquinas de xerox ,tecnologicamenete mais sofisticadas, são utilizadas . 

 

d)  Expectativas: as expectativas acerca das variáveis econômicas  também  influem no  lado da 

oferta.  Se,  por  exemplo,  o  produtor  de  milho  tem  expectativas  de  que  o  preço  de  seu 

produto  vai  aumentar  no  futuro,  ele  estoca  sua  produção  ,com  o  objetivo  de  vende-la 

posteriormente, e a oferta de milho atual cai. 

 

 

 

           2.2.8.   Ofertas Individuais e de Mercado 

 

A oferta de mercado corresponde ao somatório de todas as ofertas individuais. Suponha, 

por exemplo, que  somente duas  lojas de  livros  ,  lojas A e B,  sejam  responsáveis pelo 

abastecimento  de  livros  no mercado  como  um  todo. A  oferta  de mercado  e´,  então,  a 

soma das ofertas individuais das lojas A e B , como pode ser visto abaixo: 

 

 

Plivro      QlojaA         Qloja B      S mercado 

_____     ______          ______      ________ 

 

   0              0                    0                 0 

   2              1                    0                 1 

   3              2                    1                 3 

 

 

2.2.9.  Equilíbrio  e   Desequilíbrio 

 

  Existe  equilíbrio  de  mercado  sempre  que  a  oferta  e  a  demanda  se  cruzam.  As 

quantidades  que  os  compradores  querem  adquirir  no  mercado  correspondem  exatamente  às 

quantidades que os vendedores querem ofertar. Por outro lado, há desequilíbrio quando  existe  

excesso de demanda ou excesso de oferta.  

 

Figura 3. Situações de Equilíbrio e Desequilíbrio no Mercado 

A situação de equilíbrio é única, ou seja , ela acontece quando a oferta e a demanda se 

interceptam. Uma possível situação de desequilíbrio refere-se ao excesso de demanda,quando a 

demanda por um bem é superior à capacidade de oferta daquele bem; nessas circunstâncias, a 

quantidade  demandada  é  maior  que  a  quantidade  ofertada  do  bem.  Outra  situação  de 

desequilíbrio  ocorre  quando  a  capacidade  de  oferta  de  um  bem  é  superior  aos  anseios  de 

demanda  por  esse  bem;  nesse  caso,  a  quantidade  ofertada  do  bem  é maior  que  a  quantidade 

demandada do mesmo. 

 

2.2.10. Elasticidade Preço da Demanda 

 

 O preço de um bem   é o principal fator que afeta a quantidade demandada desse bem. 

No entanto, o impacto do preço na demanda do bem pode ser diferente,dependendo do bem em 

questão. A  elasticidade  preço  da  demanda  é  o  conceito  econômico  que  capta  o  impacto  do 

preço na quantidade demandada. 

 Diz-se que um bem é elástico se a quantidade demandada do mesmo responde muito 

a qualquer variação no preço. Se, por outro  lado, a quantidade demandada é pouco sensível à 

uma variação de preço, diz-se que o bem é inelástico. 

             Matematicamente, a elasticidade preço da demanda é definida como:    

 

 

   Ep  =  %Qd                                                               (  1   ) 

              % P 

 

  Vários  fatores  podem  fazer  com  que  um  bem  seja mais  elástico  que  outro,  como  por 

exemplo: 

  Um  produto  mais  básico  tem  demanda  relativamente  inelástica,  enquanto  produtos 

supérfluos  tem  demanda mais  elástica. Ou  seja,  um  aumento  no  preço  do  feijão  gera menos 

impacto  na  quantidade  demandada  de  feijão  ,  enquanto  um  aumento  no  preço  de  uma  jóia 

acarreta mais facilmente uma diminuição na demanda por jóias. 

    Produtos com mais substitutos também  possuem a tendência de serem mais elásticos,  

por  serem mais  fáceis  de  serem  trocados  por  outros. O  requeijão  é,  provavelmente  , menos 

elástico que a manteiga, que pode ser substituida  pela margarina. 

    O horizonte de tempo também influencia na elasticidade dos bens. Um produto como a 

gasolina, por exemplo, quando  tem seu preço aumentado  , não gera respostas  imediatas. É até 

provável  que  a  demanda  não  caia  muito  nos  meses  iniciais.  Com  o  tempo,  no  entanto,  os 

consumidores procurarão alternativas, como carro a álcool  ou utilização de transporte coletivo. 

No curto prazo, a gasolina é um produto relativamente inelástico, enquanto no longo prazo ela é 

mais elástica. 

  Uma curva de demanda mais elástica tem menor inclinação, de tal forma que uma queda 

no preço do bem acarreta um grande aumento  na quantidade demandada. Por outro lado, uma 

curva  de  demanda  inelástica  tem maior  inclinação,  pois  uma  diminuição  no  preço  gera  um 

pequeno impacto na quantidade demandada.   

 

 

 

2.2.11. Elasticidade Preço da  Oferta 

 

  A elasticidade preço da oferta mensura o quanto a quantidade ofertada varia quando há 

uma variação no preço do produto.Ela é elástica  se a quantidade ofertada modifica muito em 

função de uma variação no preço . Ela é inelástica caso a quantidade ofertada responda pouco a 

uma variação no preço.  

  O horizonte de tempo também influencia a elasticidade preço da oferta. A oferta tende a 

ser mais elástica no longo prazo que no curto prazo, dado que, com pouco tempo, é mais difícil 

alterar a quantidade ofertada de um bem. Mas, com mais tempo, pode-se expandir a fábrica ou 

construir  novas  instalações.  

 

   Finalizando, vê-se que os conceitos básicos da Microeconomia  são demanda, oferta e 

elasticidade.  O  sistema  de  mercado,  vigente  nos  países  com  regime  capitalista,  respalda-se 

fortemente na busca contínua do equilíbrio entre oferta e demanda , nem sempre alcançado. 

 

CONCEITOS CHAVES 

 

Concorrência Perfeita 

Monopólio 

Oligopólio 

Concorrência Monopolística 

Tomador de Preço 

Poder de Mercado 

Monopólio Natural 

Cartel 

Demanda 

Bens Normais 

Bens Inferiores 

Bens Substitutos 

Bens Complementares 

Demanda Individual 

Demanda de Mercado 

Oferta 

Ceteris Paribus 

Oferta Individual 

Oferta de Mercado 

Equilíbrio 

Desequilíbrio 

Excesso de Demanda 

Excesso de Oferta 

Elasticidade 

Elasticidade Preço da Demanda 

Elasticidade Preço da Oferta   

Bem Elástico 

Bem Inelástico